22 April 2015

A elegância

À medida que vamos crescendo, vamos apurando e compreendendo algumas definições por nós próprios, ou assim deve ser... Penso (outra & outra & outra vez) em "elegância", que continua a ser uma das minhas palavras preferidas - prado e alma são outros exemplos; gosto de palavras com vogais, pequeninas, suaves, que me remetem para a essência, coisas "bonitas" e simples.
A minha definição de elegância foi mudando ao longo dos anos, prova disso é este mesmo blog, cuja " the E. word" representa isso mesmo (Elegance). Percebo hoje, pelo menos é assim que está a minha definição da palavra neste momento, que, a quem atribuo o adjectivo de elegante, está muito longe do meu alcance. Tornou-se aliás uma das qualidades que mais aprecio numa pessoa (homem e mulher), principalmente mulheres (por nenhuma razão em especial, excepto que quando penso em Elegância, penso em duas mulheres em particular da minha vida), porque vai mesmo muito para além do que se vê... Dizia eu que penso em duas mulheres que me fascinam desde criança (uma delas foi minha professora primária - já referida aqui) e que só agora percebo porquê. Numa tentativa de a pôr em palavras, diria que é a forma de falar, o tacto, a suavidade, a calma, o sorriso, o saber estar, o saber vestir (sim, também!), o saber falar, a pertinência dos assuntos falados e a sua matéria e perspectiva, a meiguice, o foco no que é importante, a delicadeza, a forma como fumam (!), a entrega aos outros (ambas com uma vida de entrega aos outros), o bom gosto, as mãos, o corpo e os passos de bailarina... e por aí. Estas duas mulheres apresentam-se logo com uma forma de falar muito diferente de todas as outras pessoas e tudo isto "se topa" de longe!...
Como se tudo isto não fosse bastante, uma delas tem agora uma casa de sonho, no meu lugar de sonho. Consegui fotografá-la meia "às escondidas" um destes dias a fazer umas contas, murmurando, muito serena, sozinha, a fumar o seu cigarro, a mirar o seu castelo (que tenho vindo a fotografar e me delicio com todas as evoluções e trabalhos nada invasivos no meio, muito orgânico), muito... elegante.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...